DORIS ROLLEMBERG (Cenógrafa)
TEMA > Grafismos
Realizado em 26/02/2019
Doutora em Teatro pela UNIRIO, onde também defendeu dissertação de Mestrado, é graduada em arquitetura pela UFRJ (1986). Professora do Departamento de Cenografia da Escola de Teatro da UINIRIO. Participou como artista convidada da Mostra Nacional Brasileira na Quadrienal de Praga 2011: Espaço e Design Cênico com a cenografia de Fábulas Dançadas de Leonardo da Vinci. A Mostra nacional ganhou o Triga de Ouro, prêmio máximo da Quadrienal de Praga.
A mostra foi apresentada em São Paulo na FUNARTE em dezembro de 2011, seguiu, em 2012, para Festival Internacional de Salisbury no Reino Unido e fez parte do evento do Ano do Brasil em Portugal no MUDE - Museu do Design e da Moda de Lisboa em 2012.
Participou, ainda, como expositora da WORLD STAGE DESIGN em setembro de 2013 em Cardiff com a maquete-objeto a partir da sua cenografia para Grafismos.
Foi Curadora Adjunta da Representação Brasileira na 13º Quadrienal de Praga: Espaço e Design da Performance (PQ’15) em junho de 2015, além de autora do projeto Expográfico da Seção dos Países e Regiões da Representação Brasileira.
DANIELA CHINDLER (Escritora e Curadora de Proj. Educativos)
TEMA > O museu conta histórias
Realizado em 29/11/2018
Iniciou seu percurso em 1988 à frente do projeto voluntário Oficina de Histórias na comunidade do Vidigal, por 5 anos, com 6 educadores e chegou a atender cerca de 200 crianças. Desde então coordenou diversos projetos de difusão da literatura e foi curadora da programação infanto-juvenil da 8ª e 9ª edições da Bienal do Livro do Rio de Janeiro (1997 e 99), 1ª Bienal do Livro Amazonas (2012) e 11ª Bienal do Livro da Bahia (2013) e curadora do espaço infantil “Entre Letras” da 18ª Bienal do Livro do Rio de Janeiro (2017).Escritora de livros infantis premiados como Bibliotecas do Mundo (2012) que recebeu o prêmio Malba Tahan de Melhor livro informativo do ano para crianças e jovens pela FNLIJ.
É diretora da Sapoti Projetos Culturais, que atua na área de Educação e Cultura com ações de incentivo à leitura, produção de exposições e coordenação de projetos educativos de museus, centro culturais e sítios históricos. Há 30 anos desenvolve projetos em educação não-formal. Nos últimos 11 anos a empresa esteve a frente de mais de 100 ações educativas, atuando no Centro Cultural Banco do Brasil, OCA, unidades do SESC São Paulo, Museu do Amanhã, Centro Cultural FIESP entre outros museus e espaços culturais. Daniela Chindler foi coordenadora geral do Programa CCBB Educativo nas Rio de Janeiro São Paulo, Belo Horizonte e Brasília e consultora do projeto educativo do Museu Judaico de São Paulo.
Em 2016 foi selecionada para representar o Brasil na feira MuseumConnections, em Paris, pelo edital Conexão Cultura Brasil.
Áreas de Atuação: Literatura, Artes Visuais, Educação, Patrimônio, Meio Ambiente, História, Ciência.
MADALENA FREIRE (Educadora)
TEMA > Autonomia, Autoridade e Autoria
Realizado em 28/09/2018
Madalena Freire é professora primária, arte-educadora e pedagoga.
Dedica-se desde 1981 à formação de educadores com grupos de reflexão e estudo.
Foi fundadora do Espaço Pedagógico em São Paulo e prestou assessoria a instituições públicas e particulares em todo o território nacional.
Atualmente, é coordenadora do curso de formação de professores de educação infantil - Instituto Superior de Educação Pró-Saber (ISEPS), no Rio de Janeiro. É autora de vários artigos e publicações e dos livros A Paixão de Conhecer o Mundo (1983) e Educador (2008), ambos pela editora Paz e Terra.
>>
Assista aqui o PAPO COM OFICINA III com a Madalena Freire
ANDREIA RABETIM (Espec. em Empoderamento da Mulher)
TEMA > A influência da interculturalidade na mulher
Realizado em 28/08/2018
Andreia Rabetim é especialista em articulação intersetorial e há 18 anos faz parte de redes internacionais de empoderamento feminino. Administradora, Master em Marketing pelo IBMEC Business School, Diplomada em Gestão para a Sustentabilidade, Universidade de Lueneburg /GIZ - Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit. Atualmente é Gerente de Parcerias Intersetoriais da Fundação Vale. É fellow e do Global Women in Management pela Plan Internacional USA, e membro fundadora da Rede Mua, e associada a Business and Professional Women - BPW Rio. Andreia é uma das 54 finalistas do “2017 Leading Women Awards” (Prêmio Mulheres em Liderança), organizado anualmente pelo The World Business Council for Sustainable Development (WBCSD).
<< Em breve aqui os vídeos do PAPO COM OFICINA II com Andreia Rabetim >>
RICARDO PRADO (Maestro)
TEMA > Música: corpo de memórias indizíveis
Realizado em 26/06/2018
Como educador, ministrou máster classes em notáveis departamentos de música americanos e europeus e foi diretor da Escola de Música Villa-Lobos, onde realizou uma reconhecida revolução educacional e administrativa. É conselheiro do Instituto Superior de Educação Pró-Saber e professor do Curso de Pós-Graduação em Produção Cultural da Universidade Cândido Mendes.
Como palestrante, apresentou-se nas maiores empresas brasileiras em eventos culturais e tratando de assuntos de interesse do mundo corporativo como liderança, gestão de talentos, processos de integração, criatividade e inovação, educação continuada, entre outros, a partir da experiência de um maestro.
Assista aqui o PAPO COM OFICINA I com Ricardo Prado:
>
PARTE 1
>> Sobre o tema Música: corpo de memórias indizíveis
>> A "memória coletiva" do Aedo ( poeta grego )
>
PARTE 2
>> SENSIBILIDADE ( rua x praça )
>> As Senhorinhas do Teatro Municipal
>
PARTE 3
>> A Observação do Processo
>>> Identificação da Ocorrência
>>> Reflexão
>>> Proposta de Ação Artística
>> Comentários do Helio Rodrigues sobre alguns trabalhos