ARTE CONECTA

Propostas artístico-pedagógicas para o desenvolvimento artístico, social e emocional de crianças e adolescentes

Aqui, nos aprofundamos nas potentes conexões entre desenvolvimento socioemocional e criatividade

Com propostas artístico-pedagógicas cuidadosamente desenhadas, estimulamos o desenvolvimento da identidade individual e social de seu filho, incentivando um olhar apreciativo para a cultura, fortalecendo sua capacidade de lidar com desafios e aprimorando habilidades analíticas e abstratas

O brilho nos olhos das crianças ao transformar suas ideias em obras de arte é inestimável! E para dar ainda mais destaque à sua jornada criativa, mergulharemos no fascinante universo da ANIMAÇÃO STOP MOTION, onde cada aluno traz à vida personagens e histórias únicas

Sob a direção do renomado Artista Plástico e Arte-Educador Helio Rodrigues, co-fundador da Escola Arte Ação Brasil, garantimos uma experiência imersiva e transformadora. Porque a ARTE, CONECTA, CURA e CONSTRÓI PONTES.

Programação Artística

As técnicas artísticas que são sugeridas podem ser em grupo, duplas ou individuais e dependem do interesse demonstrado por cada aluno. As propostas que veiculam essas atividades são pensadas a partir da observação e a consequente reflexão do professor, que sempre deve considerar o tempo e o processo evolutivo de cada um.

  • Desenho
  • > Lápis grafite e cor, nanquim, carvão, pastel oleoso e seco;

  • Gravura
  • > Madeira, isopor, linóleo;

  • Pintura
  • > Acrílica, guache, aquarela, têmpera de ovo;

  • Monotipia
  • > Guache, talho doce;

  • Escultura
  • > Argila, gesso, arame;

  • Modelagem
  • > Argila, papel machê;

  • Colagem
  • > Papel, tecido, sucata;

  • Animação
  • > Desenho, objetos, massas, recortes, barbantes;

    Programação Artística

    O curso possui 8 principais propósitos:

  • Fortalecimento do Eu individual – Desenvolver a autoestima e formação de um sujeito. O fortalecimento do EU, pode ser chamado de auto nutrição e é a base que permeia e estrutura todas as outras aquisições que se seguem no programa.

  • Fortalecimento do Eu social – Autorreconhecimento, condição que é favorecida quando um indivíduo passa a ser reconhecido pelo outro. Ampliação dos conhecimentos através das relações sociais e o exercício do pensamento e da opinião no mundo externo a ele.

  • Sensibilidade – Perceber e se interessar por si mesmo, pelo outro e pelo mundo. Condição que promove o respeito como um todo, além de ser fundamental para desenvolvimento criativo artístico e intelectual.

  • Relação Temporal – Perceber e aprimorar as relações com o tempo. Reconhecimento do próprio tempo, o tempo do outro e do mundo. Favorece a localização não só no espaço físico como também no meio social. Quando um indivíduo está apropriado do tempo passa a ser capaz de pensar e projetar o próprio futuro.

  • Capacidade de Abstração – Entrar em contato com as subjetividades que auxiliam nos processos de compreensão das metáforas, alimentam os processos cognitivos e enriquecem a linguagem verbal e artística.

  • Observação – Promover a ampliação do olhar sobre o entorno físico e emocional, condição fundamental nos processos criativo e artístico.

  • Criatividade – Reconhecer a própria singularidade. A criatividade fortalece e desenvolve a cognição e amplifica o poder de transformar e dar soluções.

  • Transformação – Desenvolver a capacidade de mudar o olhar e a escuta sobre si mesmo e sobre o mundo externo. Transformar o ordinário, o comum e previsível em extraordinário. Para se ver por outros ângulos. Se assumir pertencente ao diverso. Desenvolver ações que transformem obstáculos em soluções.
  • "Quando um indivíduo se conecta com a arte também se conecta com ele mesmo e com o mundo.

    Com sua característica democrática a arte absorve as diferenças e faz delas matéria prima para suas manifestações, porque é da diversidade que a arte se nutre, se desenvolve e faz surgir o extraordinário.

    Uma boa educação artística na infância produz adultos competentes, mais humanos e criativos."

    Helio Rodrigues

    Informações Adicionais

  • Curso presencial de 1h por semana, durante todo o ano;
  • O tempo de duração do curso é indeterminado.
  • Turmas de crianças e adolescentes;
  • Esse trabalho respeita o amadurecimento e os interesses de cada aluno; por isso adotamos um número restrito de participantes por turma. As turmas são separadas por faixa etária;
  • O curso é ministrado por arte-educadoras e supervisionado pelo arte-educador Helio Rodrigues;
  • Também indicado para Educação Especial e Inclusiva;
  • No final de cada ano letivo, fazemos uma exposição virtual com os trabalhos dos alunos. Veja um exemplo abaixo:
  • Precisa de ajuda?

    Agradecemos a sua mensagem!