A pressão moralista de milícias da extrema direita fez com que um acovardado Santander Cultural cancelasse a exposição Queermuseu - Cartografia da diferença na arte, em Porto Alegre. Um juiz de Jundiaí, em flagrante caso de censura, proibiu a exibição de uma peça teatral que retrata Cristo como transexual (exibida em Rio Preto nesta semana, a peça foi ovacionada pelo público). Um delegado de Campo Grande, em outro caso de censura explícita (e inconstitucional) mandou recolher o quadro Pedofilia, exposto desde junho no Museu de Arte Contemporânea (Marco) da cidade. Para evitar que essa onda conservadora se espalhe e faça retroceder nossa sociedade aos sombrios tempos da Idade Média, precisamos falar, e muito, sobre a importância das aulas de arte da escola.
É na escola que se podem abrir janelas intelectuais nas mentes dos nossos jovens estudantes, proporcionando a eles um contato com TODAS as formas de expressão artística, dando a eles TODA liberdade de escolha, permitindo a eles que formem, com autonomia, suas próprias visões críticas sobre a arte, pautadas sempre pelo respeito às diferenças e pela liberdade de expressão, um direito conquistado por nossa sociedade a duras penas.
Feito esse preâmbulo, é preciso dizer que há uma fértil relação entre a arte e o processo de aprendizagem, amplamente pesquisada por acadêmicos nacionais e internacionais, dos quais vale citar James S. Catterall (1948-2017). Ele foi professor de Educação da Graduate School of Education & Information Studies, da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, Estados Unidos.
Catterall usava uma metáfora muito conveniente para tratar desse debate. Segundo ele, as artes são como janelas para o mundo, isto é, os diferentes formatos artísticos proporcionam diferentes maneiras de representação do saber, potencializando as competências socioemocionais e cognitivas, tão caras à escolarização.
“Dizer que as artes em geral têm pouco a acrescentar à aprendizagem escolar é como dizer que a palavra escrita acrescenta pouco à aprendizagem escolar. Ensinamos através de representações”, pontuou o estudioso em
artigo sobre o tema.
[ ... ]
Tags: arte-educação