Habilidades para lidar com desafios ajudam a reposicionar a educação
Famílias e educadores precisam reconhecer a importância de competências socioemocionais e desenvolver estratégias para aborda-las na formação de jovens
Ajudar os filhos a lidar com os fracassos e os erros, ao invés de tentar evita-los, pode ser uma das formas mais importantes de contribuir com a educação deles, segundo pesquisa feita pelo jornalista Paul Tough. Para ele, pais e gestores escolares precisam pensar no desenvolvimento das crianças de forma mais ampla do que apenas na transmissão de conteúdo.
“Muitos educadores e muitos pais sabem que as competências socioemocionais como garra, autocontrole e curiosidade contribuem para o sucesso das crianças a longo prazo. Mas a forma como organizamos nossos sistemas de ensino, nossa burocracia educacional, põe toda a ênfase nas notas de provas e nas competências cognitivas que são medidas nesses testes padronizados”, afirma. “Temos usado as estratégias erradas para desenvolver competências das crianças e jovens. Sucesso não é apenas uma questão de QI, outras habilidades importam também.”
Tough veio ao Brasil para participar do Fórum Internacional de Políticas Públicas – Educar para as Competências do Século 21, organizado em março pelo Instituto Ayrton Senna, em parceria com a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e o MEC (Ministério da Educação do Brasil) para debater a importância das competências socioemocionais (habilidades que cada pessoa tem para lidar com desafios do cotidiano, como motivação, perseverança e colaboração).
Durante o evento, o jornalista lançou a edição em português do seu livro “How Children Succeed” (em português, “Uma questão de caráter”). O material reúne entrevistas e histórias de educadores, pesquisadores e gestores que demonstram o impacto das competências socioemocionais nas conquistas de crianças por toda a vida, assim como as diferentes possibilidades de estimular a formação dessas competências durante sua criação, de forma complementar ao desenvolvimento cognitivo (capacidade de aprender e reproduzir conceitos, velocidade de raciocínio etc.).