Presidente-Executiva do Todos pela Educação
"Os atributos não cognitivos, socioafetivos e
socioemocionais de um aluno são preditores de
sucesso escolar e profissional, mais do que bom Q.I."
Entrevista com Priscila Cruz, Diretora Executiva do Todos pela Educação by
Luzio Strategy Group.
Baixe o PDF da entrevista
Tags: colaboração, comportamento, educação, escola, família, habilidades, pais educadores, relações socioemocionais, socialização, socioafetiva
Nessa entrevista, Priscila Cruz sinaliza para a importância de se respeitar e especialmente estimular, as experiências socioafetivas e socioemocionais para que assim se possa obter resultados na aprendizagem.
Mesmo sem mencionar a arte (ou mesmo outros recursos colaboradores da educação), a forma clara e consistente como foram tratados os conteúdos da entrevista, reforça a enorme relação que tem a arte-educação com esses pontos levantados por ela. Não apenas, mas sem dúvida na educação a arte facilita e aproxima os indivíduos do afetivo, social e emocional. Exatamente por isso, a arte é uma grande fonte de autoconhecimento e consequentemente fortalecedora da autoestima.
Concordo inteiramente, só num terreno onde o afeto, o social e a emoção circulam, o aprendizado realmente acontece.