Através da experiência de anos de profissão, observo ainda hoje, que muitos pais não sabem o que trabalhamos especificamente na educação infantil.
Conheça, através desses 5 pontos, o que é educação infantil e sua importância na vida das crianças:
#1: A Lei
Desde 1996 com a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96), a educação infantil passou a integrar a educação básica, juntamente com o ensino fundamental e o ensino médio. Segundo a LDB em seu artigo 29:
A educação infantil, primeira etapa da educação básica tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
#2: O currículo
A educação infantil não possui um currículo formal, por isso desde 1998 seguimos o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil que é um documento equivalente aos Parâmetros Curriculares Nacionais que embasa os demais segmentos da educação básica. É um guia de orientação que contribui para o planejamento, desenvolvimento e avaliação das práticas educativas. Ele serve de base para elaboração de projetos.
Segundo os Referenciais, o papel da Educação Infantil é CUIDAR da criança em espaço formal, contemplando a alimentação, a limpeza e o lazer (brincar). Também é seu papel EDUCAR, sempre respeitando o caráter lúdico das atividades, com ênfase no desenvolvimento integral da criança.
As instituições devem trabalhar os seguintes campos de experiência: Formação Pessoal e Social e Conhecimento de Mundo. Para trabalhar o campo Formação Pessoal e Social deverá favorecer o processo da construção da Identidade e Autonomia das crianças e para trabalhar o campo Conhecimento de Mundo deverá ter diferentes eixos de trabalho: Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática.
Esses campos de experiência fazem parte do Projeto Político Pedagógico (PPP) de cada instituição de ensino.
O que é PPP?
O PPP define a identidade da escola e indica caminhos para ensinar com qualidade, ou seja, norteará o conjunto de atividades escolares que são construídas coletivamente a partir da realidade em que a instituição de ensino e a comunidade estão inseridas.
Isto significa que as escolas constroem seus projetos através da singularidade de cada ambiente. Uma escola na zona rural não pode ter um PPP igual ao de uma escola da zona urbana e as escolas da zona urbana também não podem ter um único PPP, porque o público pode ser diferente dependendo do bairro, localidade e filosofia. Vale lembrar que cada instituição tem o seu PPP e não há uma única forma de construí-lo.
#3: Os objetivos
A prática da educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:
• Desenvolver uma imagem positiva de si;
• Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo;
• Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças;
• Ampliar cada vez mais as relações sociais;
• Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade;
• Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
• Utilizar as diferentes linguagens e
• Conhecer algumas manifestações culturais.
Eu escolhi esses objetivos gerais da educação infantil, porque são mais relevantes e, quando alcançados, são reconhecidos facilmente. Isso não quer dizer que uma criança de 2 anos deverá ser capaz disso tudo. No final da educação infantil (aos 6 anos) esperamos que uma criança consiga alcançar todos eles.
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Tags: afeto, aprendizado, autoconhecimento, criatividade, educação, motricidade, relações socioemocionais, socialização